Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

clima

 Clima

 

O Rio Grande do Sul localiza-se na Zona Subtropical Sul e apresenta clima Subtropical Úmido dos grupos climáticos Cfa (verões quentes) e Cfb (verões amenos), segundo o sistema geral de Köppen-Geiger. Devido ao seu relevo e à entrada de massas de ar polar, apresenta a maior amplitude térmica dentre os estados brasileiros, com grande variação da temperatura ao longo do ano e precipitação pluviométrica bem distribuída (FEE, 2017).

 

 

 

No Litoral Norte estão presentes ambos tipos climáticos. O Cfb, que ocorre em áreas de altitude superior a 700 – 800m acima do nível do mar, apresenta temperaturas médias inferiores a 22°C para o mês mais quente. Já o Cfa, predominante no estado e no Litoral Norte, é caracterizado por temperaturas entre -3 e 18°C no mês mais frio e por temperaturas superiores a 22°C no mês mais quente, com média anual entre 18 e 20°C e precipitação total superior a 1200mm ao ano.

 

 

 

A dinâmica do clima da bacia estão relacionada à ocorrência de massas de ar tropicais nos meses de primavera e verão, e de massas de ar polares no outono e inverno. A influência do oceano tem efeito termorregulador, diminuindo a amplitude térmica e mantendo as médias de temperatura constante ao longo do ano nos municípios litorâneos (CASTRO, 2013). O clima ameno dos municípios litorâneos, durante o período do inverno e verão, é propício ao lazer ao ar livre e tem o potencial de atrair a população das diferentes regiões do estado durante todo o ano.

 

 

A temperatura média anual de Xangri-Lá é de 18,8°C, sendo janeiro o mês mais quente (23,3°C) e julho o mês mais frio (14,6°C). A pluviosidade média anual é de 1486mm, e o mês de maior precipitação é setembro (144mm). 

 

 

 

 

(Fonte: SIMMLAB - UFRGS - NTU/UFRGS)